As Cores do Alentejo

Publicações /

Num estilo eclético, a decoração é pautada por cores e padrões fortes e texturas ricas. O alpendre é o ponto de encontro da família durante o verão quente alentejano.

Um refúgio no campo, em Borba, tão alegre quanto os momentos de família que guarda a sete chaves. Com a assinatura de Ana Proença.

Esta casa centenária em Borba, Alentejo, pertencente a várias gerações de uma família, foi completamente remodelada. Mantiveram-se os traços típicos da construção da zona, como o alpendre, na frente da casa, que é o destino de eleição para tardes quentes e que funciona como uma sala de estar exterior, rodeada por um jardim com árvores centenárias. Os seis quartos e a sala ampla foram totalmente renovados, preservando-se apenas algumas peças com valor sentimental.

borba2

Os antigos celeiros e estrebaria deram lugar a uma sala ampla de pé direito generoso. Este espaço é o ponto central da família, que no inverno se reúne à volta da lareira. Equilibraram-se os padrões florais com os geométricos, como a pele de zebra ou as riscas do candeeiro, para uma atmosfera descontraída.

Estando em pleno campo, quis-se manter a natureza bem presente em padrões florais. As cores fortes também são uma homenagem à exuberância campestre, assim como as plantas e flores dentro de casa, num estilo vibrante e quase barroco.

Optou-se por manter pavimentos e paredes em tons neutros e usar o colorido nos acessórios e na mobília. “Adoro cor. Adoro pincelar de cor aqui e ali diversos elementos. Também considero que é importante rodearmo-nos daquilo que gostamos, por isso foram mantidas e recicladas várias peças, como as mesas de cabeceira, a velha máquina de costura, um antigo ferro de engomar (na sala), pratos antigos ou até alguns utensílios agrícolas”, diz a decoradora Ana Proença.

borba3

A autora deste projeto é arquiteta e uma das decoradoras do programa ‘Querido Mudei a Casa’, na SIC Mulher. Coordenadora e professora do curso de Design de Interiores da Escola Magestil, tem um atelier de arquitetura e design de interiores, o Spacemakers, que lhe permite conciliar as suas duas paixões: arquitetura e decoração.

Fonte: Revista Activa nº 273 (Agosto 2013)
Fotos: Ana Garrido

revista activa

Facebook

Instagram

Pinterest

O que dizem sobre nós

A Ana Proença e a Célia Mestre são muito profissionais, organizadas, metódicas. Sabem ouvir e concretizar os nossos desejos.
Carlos Dias da SilvaApresentador TV
© 2016 Spacemakers - Todos os direitos reservados